Benefícios do consumo de alho crú
Todos nós conhecemos este tubérculo, sempre presente nas nossas cozinhas e na base de muitas das receitas e temperos. No entanto, mais que um alimento o alho é também um poderoso medicamento natural. O alho ajuda no tratamento de problemas relacionados com o sistema respiratório, como constipações, gripes, tosses, garganta irritada e sinusite, e com o sistema cardiovascular pois é um anti-coagulante natural que fluidifica o sangue e relaxa os vasos sanguíneos.
O alho também é bastante eficiente para condições como hipertensão, nervos e ansiedade, e é benéfico para o fígado e para a bexiga. Também é eficaz a tratar problemas de estômago, como diarreia, e ajuda na digestão e a regular o apetite.
Alguns estudos referem também que o consumo de alho em jejum, imediatamente antes das refeições, aumenta significativamente os efeitos positivos deste alimento/medicamento, tornando-o como que um forte antibiótico natural.

Saiba que o Alho deve ser consumido crú, ou apenas ligeiramente cozinhado. Ao ser cortado ou esmagado o Alho produz um composto químico, a Alicina, e este é eliminado ao cozinhar.
Sugestão: Esmage um dente de alho e engula sem mastigar, de manhã ao levantar.
Além de extractos ou infusões, particularmente indicados para casos como bronquite, catarro e asma, existem duas outras formas simples de incorporar os benefícios do Alho no seu organismo:
Água aromatizada de alho
Descasque 2 dentes de alho, esmague-os e deixe-os em 100 ml de água durante uma noite. Beba logo pela manhã em jejum!
Mel Medicinal de alho
Descasque e/ou esmague 5 dentes de alho, coloque tudo num frasco de 100 a 150 ml e encha até ao topo com mel. Mexa com uma colher para ter a certeza que o alho fica embebido no mel, feche e guarde entre 2 a 4 semanas. Use este mel em chás para tosses, constipações e gripes.
Leia também:
Aprenda a fazer conservas de alho