Aprenda os segredos das pessoas que nunca adoecem!
Existem pessoas que estão constantemente doentes, mas outras passam anos sem ter uma única gripe – como é o meu caso.
Com este artigo irei desvendar-vos alguns dos meus pequenos segredos:
1 – Temperar tudo com alho: Como adoro o sabor do alho não há prato culinário em que não acrescente um ou dois dentes de alho.

O alho ajuda a potenciar o nosso sistema imunitário, diminui os níveis de colesterol e da pressão arterial promovendo a saúde do nosso coração.
2 – Comer bastante fruta fresca: As frutas e os vegetais contêm uma grande quantidade de vitaminas, anti-oxidantes, fibras, etc. O aumento do consumo destes ajuda a prevenir o aparecimento de doenças crónicas.
3 – Contacto com a natureza: Este é um dos meus segredos mais importantes.
Não há nada como deitarmo-nos na relva, sentirmos o seu cheiro, observarmos as flores, as nuvens, ouvirmos os pássaros a cantar ou ler um livro à sombra de uma árvore! É impressionante como algo tão simples nos consegue acalmar.
Sair da cidade e ter vindo viver para o campo trouxe-me uma grande sensação de calma e sossego. O facto de estar, constantemente, em contacto com a natureza é como que uma espécie de terapia relaxante.
Diversos estudos já comprovaram que a vegetação ao transferir a humidade para o ar torna o ambiente ionizado negativamente – e isto provoca uma reacção química no nosso organismo gerando uma sensação de calma.
Muitos são os relatos da recuperação de doentes que fazem actividades ao ar livre – estes focam-se mais na beleza da natureza do que nos sintomas da sua doença.
Experimente ter mais contacto com a natureza, pelo menos uma a duas vezes por semana, e verá a diferença que vai causar ao seu humor.
4 – Compre alimentos locais: Evite as compras nas grandes superfícies e opte por ir ao mercado. Aqui é mais fácil encontrar alimentos produzidos na região onde vive. Não se esqueça que alimentos sem qualquer tipo de conservantes são muito mais ricos nutricionalmente.
5 – Comer nozes: As nozes reduzem o aparecimento de problemas cardíacos. Por isso este é o melhor snack que deve comer. Leve para o seu trabalho um recipiente plástico com algumas nozes já partidas.
6 – Coma mais vezes por dia: Uma das melhores maneiras para manter o seu peso estável é comer mais vezes ao dia mas optar por porções menores. Esta é das formas mais inteligentes de manter o seu peso sem ter de passar fome. Fora que longos períodos de jejum desencadeiam uma fome tão intensa que o mais certo será exceder-se nas refeições. Por isso evite fazer jejuns descabidos.
Divida a sua alimentação em 5 ou 6 refeições para ajudar a facilitar a sua digestão e as sobrecargas intestinais.
7 – Beber água mesmo sem ter sede: A água é o “combustível” do nosso corpo. Se não bebermos água suficiente todo o nosso organismo começará a falhar. Por exemplo: o baixo consumo de água resulta numa urina mais concentrada, criando a precipitação de cristais que levam ao aparecimento de pedras nos rins!
Outro bom exemplo é a cicatrização de feridas. Quando bebemos pouca água demoramos muito mais tempo a cicatrizarmos feridas abertas.
No meu caso, eu bebia muito pouca água e acabei por sofrer de uma pielonefrite agúda. Estive internada e, mesmo depois de receber alta, demorei 3 a 4 meses a recuperar-me totalmente. Desde então, esforço-me ao máximo para beber bastante água. Entretanto acabei por descobrir que a água até melhorou o aspecto da minha pele!
Como eu sei o quanto é chato ter de beber água sem ter sede deixo-lhe aqui uma dica: faça-se acompanhar de uma garrafa com água aromatizada durante todo o dia. Vai ver que vai ajudar um bocadinho!
Outra dica – com a chegada do verão tenha sempre chá fresco no frigorífico!
8 – Celebre as suas vitórias: Todos nós temos o hábito de nos queixarmos sempre que algo de mau que nos acontece. Ficamos deprimidos e a pensar que só nós é que temos tão má sorte. Até aqui tudo bem, é natural ficarmos um tanto ou quanto deprimidos quando as coisas não correm conforme queríamos. Resta-nos não nos deixarmos afundar numa espiral de depressão. Nestas alturas o nosso foco não deverá ser o problema mas sim a solução e o que aprendemos com esta experiência.
Outro ponto bastante importante é festejar as nossas vitórias – por vezes esquecemos-nos de o fazer. Normalmente todos nós pensamos – quando está tudo bem, está tudo bem, mas quando está tudo mal a nossa vida já é uma tristeza sem fim.
Experimente celebrar e festejar todas as suas alegrias, todos os seus objectivos alcançados – fique triste quando tiver que ficar mas também agradeça a sorte que tem!
9 – Troque o café por chá verde: Sabia que o chá verde também contém cafeína? Ou seja, se precisa do café para acordar o chá verde também irá funcionar como estimulante. Para além de ser mais saudável que o café traz benefícios como a prevenção e tratamento de doenças como o Parkinson e o Alzheimer.
10 – Evite as carnes vermelhas: Este tipo de carne é de difícil digestão retardando o funcionamento intestinal. Estudos também comprovam que as carnes vermelhas causam o aparecimento de diversas doenças. Por isso, se não conseguir parar de comer carne pelo menos diminua drasticamente as quantidades consumidas. Por exemplo: Ao invés de comer um bife à refeição use esse mesmo bife cortado aos pedacinhos e faça um salteado com bastante variedade de legumes. Esta dica é óptima para fazer render refeições. Um só bife pode render uma refeição para 2 pessoas!
11 – Diminua o consumo de sal: O excesso de consumo de sal provoca problemas cardíacos e insuficiência renal. Evite o sal refinado e opte por flôr de sal, sal marinho ou sal dos himalaias.
Desde que sofri de pielonefrite que diminuí drásticamente o consumo de sal. A princípio foi difícil – mas é uma questão de hábito. Uma das coisas que mais me ajudou foi comprar uma máquina de cozer ao vapor. Comecei a cozer peixe com vegetais e batatas sem uma única pitada de sal – e não é que fica óptimo?! Alimentos cozidos a vapor são muito mais saborosos. Uma dica: experimente cozer salmão ao vapor sem acrescentar sal – vai ver que não se vai arrepender!
12 – Ouvir música com frequência: Faça uma playlist com as músicas que marcaram, positivamente, a sua vida. Vai ver que irá melhorar o seu humor e fará com que recorde vários momentos bons.
13 – Seja agradável e tenha atitudes positivas: Páre de andar mal-disposto/a e seja agradável para os que o/a rodeiam. Faça coacção psicológica consigo mesmo/a e não se deixe abater com tristezas e melancolias. Lembre-se que o facto de ser uma pessoa agradável facilita a sua convivência social.
Tente ajudar o próximo mas não se deixe afundar com ele. É muito bonito querer ajudar e sofrer a par com os seus amigos e familiares – mas não se pode deixar contagiar com as tristezas dos outros. Aliás, se estiver triste e melancólico decerto que não conseguirá ajudar / alegrar ninguém!
“As emoções fazem parte daquilo que somos e, portanto, são capazes de provocar reações físicas muito claras. As positivas curam e determinam uma maior e melhor qualidade de vida”.
14 – Construa o seu próprio jardim: Se não tiver uma casa com quintal pelo menos invista em vasos e plantas para dispôr na sua varanda e nos parapeitos das suas janelas.
A jardinagem pode ajudar a prevenir o stress e a ansiedade desde que tire prazer desta actividade. Mas se esta se tornar uma obrigação ou uma rotina tornar-se-à numa fonte de tensão.
Experimente criar as suas próprias aromáticas e usá-las nos seus pratos culinários ou crie um vaso de tomate cereja para usar nas suas saladas.
15 – Tente deixar de fumar: Experimente terapias alternativas. No meu caso fiz um único tratamento de acupunctura a laser e resultou! Fumei durante 15 anos e nunca me lembrei de experimentar este tratamento tão simples e eficaz.
16 – Aproveite a luz solar: Já ouviu falar em helioterapia? A helioterapia é uma terapia que se baseia na exposição ao sol e que traz imensos benefícios para a nossa saúde.
Eu adoro sentir na pele o calor dos raios solares. Cá em casa ando sempre à procura dos sítios onde está a bater o sol. Basta-me estar sentada, exposta ao sol, durante 15 minutos para ajudar a dar-me ânimo para as tarefas do dia-a-dia. Experimente!
17 – Respire devagar: Quando sentir que está a precisar de relaxar ou desacelerar o seu ritmo, faça a seguinte técnica: inspire o ar pelo nariz calmamente, contando até três segundos; a seguir retenha o ar durante uns breves segundos e expire pela boca durante seis segundos. Esta técnica ajuda bastante a acalmar e a aliviar o stress do dia-a-dia.
Faça esta técnica todos os dias, à noite antes de se deitar e de manhã ao acordar.