Alivie a acidez estomacal naturalmente
Muitos de nós sofremos de acidez estomacal que causa um grande desconforto, Outros sintomas comuns são a sensação do estômago “a arder”, azia, vómitos, formação de gases, congestão no peito, problemas respiratórias, etc.
Apesar do ácido presente no estômago ser vital para a digestão dos alimentos a sua produção em altas quantidades pode trazer alguns problemas como úlceras no estômago e na parte superior do intestino.

O ácido no estômago é vital para a digestão dos alimentos. Superprodução deste ácido pode, por vezes, fazer você se sentir desconfortável e causar acidez estomacal. Demasiada ingestão de alimentos pesados e oleosos é uma causa comum de acidez.
No entanto este problema pode ser facilmente regulado e controlado através de uma dieta adequada e algum exercício físico.
1- Faça caminhadas e mantenha-se em forma:
Faça caminhadas após as refeições – para além de acelarar o processo de digestão também ajuda no controle do seu peso.
2- Durma bem:
Estudos revelam que pessoas que não dormem bem e que sofrem de depressão ou nervosismo excessivo são mais propensas a sofrerem de acidez no estômago.
Durma, no mínimo, 8 horas por dia. Boas noites de sono ajudam a regular os níveis hormonais.
Em caso de acidez estomacal durma virado para o seu lado esquerdo.
Se tiver dificuldades em adormecer beba um chá de valeria ao deitar. Este chá possui propriedades calmantes e relaxantes.
3- Coma mais vezes mas menos de cada vez:
Comer grandes quantidades de comida de cada vez provoca uma digestão mais difícil e ácida resultando em episódios de azia. A comida em excesso para além de afectar a sua saúde física também perturba o seu bem-estar mental.
Experimente dividir as suas refeições em pequenas porções – ajudando assim no correcto funcionamento do seu metabolismo.
4- Perca peso:
Quem sofre de obesidade está mais propenso a sofrer de acidez no estômago. Tente perder cerca de 10% da sua gordura corporal e verá que as crises de acidez vão diminuir consideravelmente.
5- Diga não a alimento gordurosos:
Alimentos fritos aumentam as secreções ácidas.
Evitar a ingestão de alimentos gordurosos irá ajudá-lo a perder peso ajudando consequentemente na diminuição de produção de ácido no estômago.
6- Gengibre:
Mastigue um pedaço de gengibre sempre que necessite aliviar a sensação de ardor. Vá bebendo água pois o sabor do gengibre é bastante forte.
Outra opção será extrair um pouco de sumo de gengibre e misturá-lo com mel para melhorar o sabor.
O gengibre promove a produção de muco diminuindo o ácido no estômago.
7- Bicarbonato de sódio:
Adicione uma colher de chá de bicarbonato a um copo com água. Depois da espuma assentar beba a mistura. Irá notar um alívio de imediato. Se sentir necessidade de arrotar, não se admire.
8- Banana:
As bananas possuem propriedades anti-ácidas, ajudam no tratamento da azia e previnem a formação de úlceras.
Coma uma banana após cada refeição – o potássio presente na sua composição impede a formação de ácido.
9- Amêndoas:
As amêndoas são frutos alcalinos e ajudam a normalizar os valores de pH do organismo.
Quando se sofre de crises de acidez é sinal de que os níveis de pH desceram abruptamente.
Coma 4 ou 5 amêndoas depois das refeições para aliviar a sensação de ardor e desconforto. Mas não coma amêndoas em excesso, estas podem acabar por provocar dores de cabeça e outros sintomas do mesmo género.
10- Hortelã:
A hortelã é considerada um dos melhores tratamentos contra a acidez. Conhecida por ser um relaxante natural, melhora a digestão evitando o inchaço do estômago e a sensação de azia e ardor.
11- Cardamomo:
As sementes de cardamomo possuem propriedades refrescantes aliviando sensações de azia e ardor.
Num copo de água junte 2 a 3 sementes de cardamomo. Beba esta água aromatizada.
12- Aloé vera:
O aloé vera possui propriedades calmantes sendo um excelente tratamento contra a acidez estomacal.
Beba 60ml de sumo de aloé vera todos os dias. O aloé para além de diminuir a produção de ácido, forma um revestimento no interior do estômago evitando que o ácido cause azia.
13- Erva doce ou funcho:
Ponha uns raminhos de funcho dentro de um jarro com água, deixe em repouso durante a noite. Beba um copo desta água aromatizada, no dia seguinte, após de cada refeição.
O funcho acelera a digestão, previne o aparecimento de úlceras e alivia problemas de obstipação.
14- Vinagre de maçã:
Por vezes o refluxo do ácido pode dever-se a um défice de produção de ácido no organismo.
Misture 2 a 3 colheres de chá num copo com água e beba após cada refeição.
O vinagre de maçã ajuda a acalmar o desconforto do estômago.
15- Maçã:
Nunca ouviu a frase: “Uma maçã por dia não sabe o bem que lhe fazia “? Para além dos inúmeros benefícios das maçãs, estas quando mastigadas regulam os níveis de produção de ácido evitando a sensação de ardor e azia no estômago.
16- Chá de camomila:
O chá de camomila previne problemas de estômago aliviando a acidez e combate as cólicas intestinais.
17- Evite frutas cítricas:
Frutas como a laranja e o limão devem ser evitadas quando se sofre de acidez no estômago pois podem agravara sua condição.
18- Evite bebidas alcoólicas:
O álcool provoca irritação nas paredes do estômago complicando todo o seu sistema digestivo. Pode até causar náuseas e vómitos.
Beber um só copo de qualquer bebida alcoólica pode desregular, por completo, os níveis de produção de ácido.