Alimentos e Medicamentos que não devem ser misturados
No Dicas não somos apologistas da utilização de medicamentos. É, no entanto, uma solução de recurso quando nos deparamos com cenários mais dramáticos ou quando as soluções naturais não se revelam eficientes.
Claro que antes de mais sugerimos uma alimentação saudável, evitando gordura, sal e açúcares na sua dieta e privilegiando vegetais, cereais, frutas e frutos secos. Com algum exercício e uma boa alimentação muitos problemas de saúde não irão surgir!

No entanto, caso se veja numa situação em que precisa de recorrer a fármacos, tome nota de alguns alimentos que podem anular o seu efeito:
- As bananas, laranjas e vegetais de folha verde não devem ser consumidos por quem esteja a tomar medicação para regular a pressão sanguínea. O exagerado nível de potássio desta combinação pode levar a sentir palpitações.
- Os vegetais de folha verde não são aconselhados a quem esteja a tomar anticoagulantes, pois estes alimentos são ricos em Vitamina K – que estimula a coagulação.
- Limas e Limões devem ser evitados caso esteja a tomar medicação para a tosse – sobretudo se esta medicação tiver na sua composição dextrometorfano – pode gerar sonolência ou em casos mais agudos alucinações.
- O consumo de álcool deve ser totalmente eliminado no caso de medicação como anti-histamínicos, analgésicos ou específica para diabetes – pois esta mistura causa enorme pressão no fígado.
- No caso de tratamentos de bronquite ou asma o consumo de café deve ser evitado, pois este inibe o efeito de relaxamento muscular provocado pelos medicamentos destas condições.
- A toma de antibióticos deve ser sempre com água; nunca com leite de origem animal pois este anula o efeito do fármaco.
- No caso de tomar antidepressivos deve evitar salmão fumado, salame e paté – pois estes alimentos quebram os ácidos gordos e podem provocar mudanças de humor e enxaquecas.
Partilhe com quem sabe que está a tomar estes tipos de medicamentos para evitar interacções medicamentosas negativas.