15 Sintomas de Cancro que não deve ignorar
Infelizmente a incidência das doenças cancerígenas é cada vez maior. Fruto de uma complexa fonte de origens como poluição, tabaco, exposição a produtos químicos, alimentação processada, agricultura convencional, materiais de construção, campos magnéticos, exposição solar excessiva, entre muitas outras, é cada vez mais importante conhecer os primeiros sintomas de cancro de modo a poder reagir rapidamente.
15 Sintomas de Cancro que não deve ignorar
1. Perda de Peso e Apetite

Em tumores sem sintomas específicos na fase inicial – como no caso do pâncreas ou pulmões – a perda de peso e apetite podem levar a um diagnóstico precoce. Casos de perda de 10 Kgs em 2 meses numa situação de dieta normal não são normais pelo que manter atenção ao peso é importante.
2. Fadiga
Em casos de fadiga, cansaço e sonolência excessivas, apesar de poderem ser apenas situações de anemia, lacunas na alimentação, convém ter em consideração que é um sintoma precoce de cancros gástricos, nos intestinos ou no sangue.
3. Alterações no trânsito intestinal
Situações arrastadas de alternância entre diarreia e prisão de ventre podem ser sintomáticas de cancro do cólon.
4. Sangue nas fezes
Sintoma comum em cancros do recto, intestino e estômago. Em situações de sangue vermelho escuro nas fezes pode significar que o sangue foi digerido e trata-se de um sinal de cancro no estômago ou intestino delgado.
5. Fezes brancas e urina escura
Dada a localização, o cancro da cabeça do pâncreas pode provocar obstrução, dor abdominal e icterícia (acumulação de bílis na pele dando uma cor amarelada). Podem ser apenas sintomas de pedras nos rins mas deve contactar o seu médico de imediato.
6. Tosse que não passa
Muitas vezes os doentes de cancro de pulmão apenas reagem quando vêem sangue na expectoração, mas de facto uma tosse contínua seca é um sinal precoce e deve ser tido em consideração para um rápido diagnóstico.
7. Uma afta que não cicatriza
Em casos de cancro na cabeça ou pescoço é um sintoma precoce que deve valorizar. Uma afta ou qualquer ferida na boca que não cicatrize em 10 dias é um sinal de que algo não está bem.
8. Líquido no mamilo
No caso do cancro da mama e além de todos os cuidados já amplamente divulgados que deve ter em atenção secreções no mamilo fora do normal é também um sinal a considerar. No caso de uma inversão do mamilo também deve consultar o seu médico.
9. Muitas idas à casa-de-banho
No caso dos homens o cancro da próstata é o mais proeminiente, e um sintoma precoce é uma crescente necessidade de urinar. Pode ser apenas uma infecção urinária mas não deve esperar por mais sintomas para reagir.
10. Impotência
Qualquer situação de disfunção sexual deve ser vista de imediato por um médico, pois pode ser um sintoma precoce tanto de alguns tipos de cancro como de doenças cardiovasculares.
11. Sensibilidade mamária nos homens
O cancro do testículo, que surge muitas vezes em jovens, leva a uma alteração no tamanho e nódulos e recomenda-se a apalpação; mas considerar também o de aumento do volume mamário e sensibilidade no peito como sintomas precoces (dadas as alterações na testosterona que podem mesmo resultar em perda de líbido).
12. Incontinência urinária
O cancro da bexiga tem estado a aumentar também, relacionado com o consumo de tabaco, e que normalmente é associado a sangue na urina. A incontinência, porém, pode ser um sinal precoce.
13. Dor Pélvica
Em tumores ginecológicos um dos sintomas menos valorizado são dores pélvicas persistentes.
14. Descamação na pele
O cancro de pele mais comum é o carcinoma basocelular e não aparece em sinais. Pequenas feridas, frieiras e descamações no nariz e nas orelhas devem ser tidos em consideração, tal como manchas mais rugosas na pele.
15. Gengivite
Em cancros do sangue, como leucemia, e além dos sinais já mais conhecidos, a gengivite é um sintoma associado a um subtipo da leucemia aguda.
Deve conhecer os principais sintomas dos cancros mais comuns na sua família, avaliar os seus hábitos e estar sempre atento. A detecção precoce pode significar um rápido tratamento e recuperação!