Sobre

Dicas Naturais é um projecto online que nasce em 2014 com o objectivo de promover estilos de vida mais sustentáveis procurando demonstrar os diversos benefícios de uma vida saudável e dando preferência por soluções naturais em todos os aspectos do dia-a-dia. O projecto procura abordar o tema da sustentabilidade de uma forma prática e económica, contribuindo para uma atitude mais ecológica.

Ficha Técnica

Gestão de Conteúdos

  • Tiago Lucena Formado em Ciências da Comunicação, desde 2010 dedica-se ao estudo e prática de formas sustentáveis de agricultura, eco-construção e gestão florestal na procura de uma nova equação que permita encontrar um futuro sustentável.
  • Lau Costa Com bacharelato em Biotecnologia, desde 2010 dedica-se a formas sustentáveis de gestão caseira, alimentação, saúde e medicina natural, com vista a um estilo de vida mais saudável e mais orgânico.

Programação e produção

Editorial

A filosofia Bio começa a ganhar expressividade em Portugal e hoje todos reconhecem esta tendência. Mais que a preocupação com a alimentação, privilegiando produtos de origem biológica, a filosofia bio transparece numa necessidade da nossa sociedade encontrar uma nova relação com a Natureza, menos prejudicial para o nosso futuro.

Hoje cresce uma preocupação com a preservação dos recursos naturais, e com a preservação das florestas, da fauna e da flora autóctone. Cresce a preocupação em todos os sectores produtivos em encontrar uma receita sustentável – em termos de sociedade, economia e ambiente – procurando novas equações e produtos ecológicos. Surgem, novamente, os mercados e as feiras, os produtos típicos que acompanham as produções tradicionais. Os antigos ofícios parecem também ganhar um novo fôlego. Cresce a tendência da medicina natural, uma forma de prevenção e tratamento tradicional cuja base científica é hoje, na generalidade dos casos, aceite e promovida. Cresce também a preocupação com a nossa saúde, o nosso bem-estar, e o nosso desenvolvimento pessoal e espiritual. A alimentação e o exercício físico é hoje indiscutivelmente a receita para uma vida saudável e a melhor prevenção para doenças e problemas crónicos. Talvez devido à necessidade hoje cresce também a produção caseira ou familiar de legumes, ervas aromáticas e frutos, tanto a nível rural como nas cidades. Surgem também cada vez mais soluções ecológicas nas mais diversas facetas do nosso quotidiano: seja nos produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica, construções mais eficientes e com materiais naturais, novas formas de tratamento de resíduos orgânicos e produção de energia. Crescem as soluções comunitárias ou cooperativistas e sente-se a necessidade de uma nova economia, mais justa.

Surge assim, nos mais diversos sectores da sociedade Portuguesa, um sinal de transformação para uma relação mais equilibrada com a Natureza. O projecto Dicas Naturais enquadra-se nesta transformação, pretende promover esta nova atitude e contribuir para um futuro melhor.