Dicas de limpeza para a casa

Dicas de limpeza para a casa

Remoção de manchas:

Limpeza de gordura na roupa – Coloque pó de talco sobre a mancha. Este vai absorver o excesso de gordura. Ao fim de uma hora lave com água fri a sabão.

Remoção de molho de tomate – Humedeça ligeiramente a mancha com água, coloque amido de milho e deixe secar. Ao fim de uma hora lave a mancha com a ajuda de uma escova usando água e sabão.

 

Como remover manchas de tomate

 

Limpeza de sofás – Faça uma preparação de 1/2 copo de vinagre branco para 1 copo de água. Misture bem. Humedeça um pano no preparado e esfregue as manchas. Por fim esfregue um pano seco nas zonas afectadas.

Limpeza de manchas de mofo nas paredes – Faça uma mistura de 1L de água com 1 L de lixívia.

 

Remoção de mofo:

Guarda-roupa – Ponha um frasquinho de vidro com cal ou bicarbonato de sódio dentro do seu guarda-fatos. Estes absorvem o cheiro a mofo.

Gavetas / Armários de cozinha – Ponha um pauzinho de giz ou um pedaço de carvão envolto numa folha de jornal. Estes irão absorver a humidade.

 

Como acabar com a humidade nas gavetas

 

Móveis – Evite que os seus móveis fiquem completamente encostados às paredes. Assim fará com que estes sejam arejados e evitará que apanhem humidade vinda das paredes de sua casa.

 

Remoção de maus-cheiros:

Colchões – Prepare uma mistura de proporções iguais (1 chávena de café) dos seguintes ingredientes: água, álcool e vinagre branco. Borrife ocasionalmente o seu colchão com este preparado.

Frigorífico – Ponha um copo com café em pó ou peaços de carvão durante umas horas dentro do seu frigorífico. Estes irão absorver os maus-cheiros.

Micro-ondas – Numa taça coloque meio limão em meio litro de água. Aqueça o micro-ondas na potência máxima durante 2 min.

Agua, limão e bicarbonato de sódio para retirar os maus cheiros

Forno (eléctrico ou a gás) – Prepare uma mistura em partes iguais de: água, bicarbonato de sódio e vinagre branco. Com a ajuda de uma esponja espalhe por todo o interior do forno deixando actuar durante 1h. De seguida lave o forno com água bem quente.

Truques de limpeza:

Juntas dos azulejos – Prepare uma pasta com bicarbonato de sódio e vinagre branco e aplique-a nas juntas. Depois lave com água misturada com detergente de loiça.

Tachos / Panelas / Frigideiras anti-aderentes – Dentro do recipiente ponha 1 chícara de água com 1/2 chícara de água oxigenada e 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio. Aqueça o recipiente durante alguns minutos e depois lave normalmente com água e detergente.

Como limpar tachos e panelas

Ferro de engomar – Faça uma mistura de 1 chícara de água com 1 chícara de vinagre branco. Com a ajuda de uma esponja aplique na base do ferro com este morno.

Remoção de ferrugem – Aplique coca-cola na superfície afectada e depois esfregue com uma folha de papel de alumínio.

Truques diversos:

Sanita entupida – Cubra o assento da sanita com um saco de plástico. Depois desça a tampa e a argola e faça uma descarga. Desta forma a pressão aumentará ajudando a desentupir a sanita.

Lava-loiças / Lavatório entupido – Despeje 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio no ralo de seguida 1 chávena de vinagre e por fim 1L de água a ferver.

Lava-loiça entupido

Limpeza de chão – Envolva a sua vassoura numa meia de seda velha. As poeiras e o cotão ficarão agarrados à meia tornando a limpeza mais eficaz.