Alimentos que curam ressacas!
Apesar de não recomendarmos o consumo de álcool, sobretudo o consumo frequente, vamos abordar formas naturais de curar os excessos de uma noite de forma natural com produtos que certamente conhece e consome. Desta forma evita soluções químicas ou artificiais para minorar os efeitos deste excesso na manhã seguinte!
Os sintomas de uma ressaca são dores-de-cabeça, náusea, fadiga, tonturas, tremores, vómitos, azia, sensibilidade à luz e barulho, mau-estar, entre outros, sinais que afectam o nosso humor e que reflectem tanto o efeito diurético do álcool (que provoca desidratação e perda de muita água) como a presença de congéneres (substâncias produzidas durante a fermentação, processamento ou envelhecimento da bebida alcoólica – algumas são tóxicas).
No fundo, uma ressaca é o seu organismo a dizer que se excedeu – e apesar de ser socialmente aceite ao final de algum tempo os efeitos do consumo de álcool podem ser significativos para o seu corpo e mente.

Antes de qualquer outra Dica: beba água, muita água! Além de ser fundamental consumir 2 litros de água todos os dias, numa situação de ressaca o corpo está particularmente desidratado pelo que deve beber mesmo muita água!
Alguns alimentos ajudam a passar a ressaca ou pelo menos a minorar os seus sintomas:
- Água de Coco: ajuda a hidratar o corpo e repor nutrientes perdidos.
- Gengibre: conhecido anticoagulante e antioxidante, ajuda a minorar sintomas como as náuseas. O consumo de chá de gengibre ajuda o sistema digestivo no processo da ressaca.
- Ovo: os ovos são um alimento de fácil digestão que é benéfico para o seu estômago, contendo cisteína – um aminoácido que ajuda no metabolismo do álcool.
- Mel: O mel é uma excelente opção, pois contém frutose, glicose, potássio e sódio – nutrientes que ajudam a normalizar o funcionamento do organismo.
- Banana: rica em potássio, fibra solúvel e vitamina B6, nutrientes que previnem vómitos e diarreia, além de normalizar o sistema digestivo.
- Café: a cafeína dilata os vasos sanguíneos, o que alivia rapidamente as dores-de-cabeça. A cafeína também ajuda a normalizar as funções do cérebro, que pode estar “confuso” com a noite anterior.
- Espargos: rico em aminoácidos e minerais que ajudam acalmar o fígado – e libertar as toxinas do álcool.
- Alecrim: excelente planta para normalizar o funcionamento do corpo. Melhora a circulação sanguínea no cérebro, auxilia na digestão e ajuda a produção de bílis no fígado.
- Tomate: o sumo de tomate combate a hipoglicemia, ajuda na hidratação e contém licopeno (componente com muitos benefícios como ser anti-inflamatório).
- Sumo de Laranja: o alto nível de vitamina C e frutose ajuda o fígado a metabolizar o álcool.
- Atum: rico em alfa-cetoglutarato, uma enzima vasodilatadora que promove uma correcta irrigação dos tecidos, fornece oxigénio e elimina toxinas.
- Salmão: rico em vitaminas do complexo B, é outro peixe que pode ser útil e minimizar os sintomas.
- Iogurte natural ou copo de Leite: alivia a gastrite provocada pelo álcool. Rico em cálcio, contém também cisteína – aminoácido que digere o acetaldeído produzido quando o corpo tenta processar o álcool.